Ning das Gemas

Há um ano atrás aconteceu uma coisa muito legal. O Loyola College ofereceu o meu nome para participar de um fórum legislativo no Congresso Americano. O Conselho das Escolas de Pós-Graduação dos Estados Unidos (CGS, em inglês) pediu que todas as escolas enviassem o nome de 3 pessoas com título de mestre ou doutor, que construiram carreiras de sucesso e consequentemente realizaram benefícios ao bem comum. Das cerca de 400 pessoas nomeadas por 134 universidades americanas, 5 doutores e 3 mestres foram escolhidos para participar de um Fórum Legislativo na Biblioteca do Congresso Americano, com a participação dos deputados Silvestre Reys do Texas, Rush Holt de Nova Jersey, e Lois Capps da Califórnia, membros do Congresso que fizeram curso de pós-graduação. Neste evento, o CGS lançou o relatório de um estudo sobre os Benefícios da Educação de Pós-Graduação para o Bem Comum.

Como um dos escolhidos, eu fui convidado para fazer um discurso sobre como a educação que recebi no Loyola College ajudou na construção de minha carreira e na iniciativa de ajudar na criação da Gemas da Terra, uma causa para beneficiar o bem comum. Abaixo segue a tradução do meu discurso no dia 24 de Abril de 2008 na Biblioteca do Congresso Americano:


O Programa de Pós-Graduação do Loyola College em Maryland deu-me as habilidades e a confiança para ser mestre em um assunto, Ciência e Engenharia da Computação. Essas habilidades permitiram-me transformar em um bem sucedido pesquisador de computação avançada no Centro Goddard de Vôos Espaciais, da Agência Espacial Americana (NASA), e liderar projetos desde simples idéias até bem sucedidas demonstrações que influenciaram a política tecnológica da NASA. As realizações de minha carreira profissional pavimentaram o caminho para o próximo desafio que haveria de buscar: usar as minhas habilidades e conhecimento adquiridos na pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e aplicá-los ao desenvolvimento social.

Em 2001, eu comecei a buscar um desafio maior, adquirir conhecimento e ser mestre nos assuntos relacionados à aplicação de tecnologias de informação e comunicação na luta contra a pobreza. Com meus próprios recursos, eu mudei para uma comunidade rural isolada, com cerca de 1000 habitantes, no Brasil, o país onde nasci. Eu morei naquela comunidade por cerca de um ano e meio, aprendendo sobre seu estilo de vida e seus desafios. Junto com várias outras comunidades em condição semelhante, e com a ajuda do governo brasileiro, da UNESCO, várias entidades parceiras, e dezenas de voluntários e voluntárias, nós criamos cinco centros de tecnologia comunitária que até hoje alimentam as comunidades com conhecimento global e permitem a elas expressarem suas culturas, valores e conhecimento para o resto do mundo.

Eu também ajudei a fundar a Rede Gemas da Terra, uma ONG brasileira que organiza os esforços daquelas comunidades pioneiras, e fundei também uma ONG americana de mesmo nome para conscientizar imigrantes brasileiros sobre como eles podem ajudar comunidades pobres no Brasil. Juntos com colegas do Loyola College em Maryland, onde por muitos anos atuo como professor adjunto do programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, nós criamos o Centro de Informática Comunitária, cuja missão é engajar a comunidade universitária no apôio ao desenvolvimento e aplicação das tecnologias de informação e comunicação em comunidades menos favorecidas, tanto nos Estados Unidos como internacionalmente.

Hoje eu continuo contribuindo para o Programa Espacial Americano enquanto apoiando atividades que facilitam o acesso universal a Internet nos setores governamental, acadêmico, e privado, tanto lucrativo como não lucrativo. Eu acredito que um mundo realmente conectado levará à erradicação da pobreza e a mais justiça social ao redor do nosso planeta. Eu espero que um dia invistamos no desenvolvimento e uso de tecnologias para erradicação da pobreza tanto quanto investimos na busca de conhecimento sobre o Universo.

As habilidades que adquiri durante a minha educação de pós-graduação no Loyola College foram fundamentais para trazer-me ao estágio em que me encontro hoje. A confiança de que posso mover-me da posição de aprendiz de um asssunto para a de mestre e líder nesta área poderia ter sido desenvolvida apenas durante meus estudos de pós-graduação.

Eu estou profundamente honrado por ter sido escolhido pelo Conselho de Pós-Graduação para vir aqui hoje e discursar para uma audiência tão distinta sobre minhas conquistas profissionais e como minhas ações beneficiaram o bem comum. Eu estou aqui hoje porque alguns parentes meus migraram para Baltimore no anos 60. Quando cheguei aqui pela primeira vez no Aeroporto Nacional, um pouco menos de 20 anos atrás, eu mal podia falar inglês. E olha onde eu estou hoje. Eu acredito que realizei o Sonho Americano.

Porém, eu acredito que o Sonho Americano deve ser também o Sonho Terrestre, um que todo ser humano poderia ser capaz de realizar. Enquanto meus estudos de pós graduação me deram mais confiança para buscar meus sonhos, minha experiência na NASA ensinou-me a sonhar o inimaginável, a mirar nas estrelas para chegar na lua, a ser arrojado. Enquanto buscando a visão de um mundo sem pobreza pode parecer um sonho impossível de ser realizado, eu acredito que nós tecnologistas podemos ajudar a alcançar este objetivo. O que nós precisamos é vontade política para buscar tal sonho.

Obrigado!

Marco Figueiredo

Exibições: 44

Comentário de Ana Maria Albuquerque em 26 maio 2009 às 13:29
Bonito o seu discurso, Marco... Parabéns!

Beijos,
Ana Maria.
Comentário de LUIZ FERNANDO DE FIGUEIREDO em 29 maio 2009 às 12:45
Esse Marco Aurélio é muito bom!!!

Parabens, e continue a alavancar a nossa Pátria em território Americano!!!

Abraços e muto sucesso!!!!!!!!

Luiz Fernando
Comentário de Thalita Laiz de F. Silva em 29 junho 2009 às 10:40
Parabéns muito bom seu discurso!!!consertesa sua presença foi de grande importancia para o congresso,pois a criação dos telecentros foi muito importante para as comunidades rurais.
abraços e sucesso!!!!

Comentar

Você precisa ser um membro de Ning das Gemas para adicionar comentários!

Entrar em Ning das Gemas

© 2018   Criado por Marco Figueiredo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço